A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga maus-tratos contra animais na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza uma reunião extraordinária nesta quarta-feira (12), às 14 horas, para apurar o caso de violência brutal contra uma cadela, registrado em Fundão, município localizado na Região Metropolitana da Grande Vitória.
A cadela Linda foi espancada até a morte no distrito de Timbuí, em Fundão, na última quarta-feira de cinzas (5). O crime gerou grande repercussão e revolta nas redes sociais, mobilizando autoridades e ativistas de proteção animal. A CPI, presidida pela deputada estadual Janete de Sá (PSB), pode ouvir ainda hoje o possível agressor responsável pelo ato de crueldade contra o animal.
Em pronunciamento durante a sessão na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11), a deputada Janete de Sá destacou a gravidade do caso e afirmou que a CPI vai trabalhar para garantir a responsabilização e punição dos autores desse e de outros episódios semelhantes.
“Lamentáveis esses episódios que ainda acontecem com nossos animais no ES. Nós que estamos fazendo um esforço tremendo para trazer o Pet-Móvel, que é uma carreta que está fazendo a castração dos animais nos municípios. Programa do governo inspirado numa lei de nossa autoria, de controle e bem-estar animal no ES que é o Pet Vida”, lembrou a deputada.
Janete ressaltou que, apesar dos esforços do Poder Público para ampliar as políticas de proteção animal, episódios cruéis ainda ocorrem frequentemente no estado. “A gente vê que ainda existem pessoas cruéis, covardes e na contramão dessa história que estamos tentando construir aqui no ES de respeito, de controle e de bem-estar dos animais. É buscar coibir essas pessoas que insistem em maltratar, agredir e matar animais”, defendeu.
A CPI da Assembleia Legislativa tem como objetivo investigar denúncias de maus-tratos, agressões e abandono de animais em todo o Espírito Santo. A comissão também atua na fiscalização das políticas públicas voltadas à proteção animal, como o projeto Pet Vida, que leva atendimento móvel para a castração e cuidados veterinários gratuitos aos municípios capixabas.
Casos como o da cadela Linda reforçam a importância do debate e conscientização sobre a proteção animal no Espírito Santo, além da necessidade urgente de ações eficazes para combater e punir crimes contra animais.
Para denunciar maus-tratos contra animais no Espírito Santo, a população pode recorrer ao Disque-Denúncia 181 ou acionar diretamente a polícia militar pelo telefone 190.