Sul-americanos acertam o travessão, desperdiçam chances e são castigados por gol de Amad Diallo nos minutos finais
A Costa do Marfim estreou com vitória na Copa do Mundo de 2026 ao bater o Equador por 1 a 0, neste domingo (14), na Filadélfia. O resultado foi decidido apenas no fim da partida, depois de um jogo em que os sul-americanos criaram boas oportunidades, pararam no travessão e pagaram caro pela falta de eficiência.
Com o triunfo, a seleção africana chegou aos mesmos três pontos da Alemanha no Grupo E. Os alemães lideram a chave pelo saldo de gols, após golearem Curaçao por 7 a 1 em Houston. O Equador, por sua vez, começa a competição pressionado e sem pontuar.
O time equatoriano teve mais presença ofensiva em parte do primeiro tempo e levou perigo principalmente com Enner Valencia, Alan Minda e John Yeboah. A equipe chegou a acertar o travessão duas vezes antes do intervalo, mas não conseguiu transformar o volume de jogo em gol.
A Costa do Marfim também teve momentos de perigo, embora tenha sido menos constante na criação durante a primeira etapa. No segundo tempo, a equipe africana cresceu, passou a ocupar melhor o campo de ataque e também acertou o travessão em uma finalização de Elye Wahi.
A partida parecia caminhar para o empate quando a Costa do Marfim encontrou o gol da vitória. Aos 44 minutos do segundo tempo, Wilfried Singo avançou com liberdade, entrou na área e serviu Amad Diallo. O atacante, que havia saído do banco, finalizou de primeira e acertou o canto do goleiro Hernan Galindez.
O gol premiou a postura mais eficiente dos marfinenses na reta final e frustrou o Equador, que teve chances para sair em vantagem, mas perdeu força ofensiva ao longo da segunda etapa.
Pela segunda rodada do Grupo E, a Costa do Marfim terá confronto direto contra a Alemanha no sábado (20), às 17h, em Toronto. No mesmo dia, o Equador enfrenta Curaçao, às 21h, em Kansas City, em jogo importante para tentar se recuperar na tabela.