Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 11h01m
Vitória News — Um jornal de verdade
Exterior

Conflito entre Arábia Saudita e Houthis tem registro de ataques no Iêmen e em cidades sauditas

Estadão Conteúdo 09/09/2026 16:33

A coalizão liderada pela Arábia Saudita que atua no Iêmen afirmou nesta quarta-feira, 9, que os Houthis atacaram as cidades sauditas de Khamis Mushait, Abha e Jazan com mísseis balísticos e drones. Segundo o jornal saudita Al Arabiya, a ofensiva deixou 73 feridos no país além da destruição de edificações, incluindo ligadas ao petróleo.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Na terça-feira, 9, o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan, disse que o país não hesitaria em se defender contra quaisquer ataques, enfatizando que usaria todos os meios disponíveis para proteger os seus interesses, mantendo ao mesmo tempo a porta aberta para soluções diplomáticas no trato com os Houthis. Ele afirmou que a Arábia Saudita "não hesitará em apoiar o que serve os interesses do Iêmen e da região", enfatizando que usaria todos os meios disponíveis para proteger os seus interesses e defender-se contra ataques.

SESC PICASSO

Ele afirmou que o governo do Iêmen reconhecido internacionalmente havia proporcionado uma oportunidade para negociações responsáveis com os houthis, mas que a milícia preferiu priorizar seus próprios interesses restritos em detrimento dos interesses do Iêmen e de seu povo, segundo o Al Arabiya.

Por parte do governo apoiado por Riad, o ministro da Defesa do Iêmen, Taher al-Aqili, afirmou que as forças armadas continuarão a cumprir seus deveres nacionais para restaurar as instituições do Estado e pôr fim ao golpe, elogiando "o elevado moral e as vitórias alcançadas pelos heróis" em diversas frentes de batalha.

A emissora Al Masirah, controlada pelos Houthis, citando o Ministério da Saúde do grupo, informou que pelo menos 21 pessoas morreram em ataques sauditas à província de Al Jawf, no Iêmen, nos últimos dois dias. A Arábia Saudita não anunciou nem confirmou a realização de ataques na região.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas