SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O primeiro e único debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos, o democrata Tim Walz e o republicano J. D. Vance, vai acontecer nesta terça-feira (1º), às 22h no horário de Brasília. Saiba mais sobre o confronto.
CONFRONTO TERÁ REGRAS MAIS BRANDAS QUE DEBATE PRESIDENCIAL
Organizado pela CBS, evento será transmitido no Brasil pela CNN e GloboNews. A CNN Brasil exibirá o evento ao vivo no canal fechado e gratuitamente em seu perfil do YouTube, a partir das 21h45. A GloboNews, por sua vez, iniciará a transmissão às 22h, exclusivamente no canal pago. O debate poderá ser assistido em inglês nos canais de YouTube da CBS e ABC News.
Debate acontecerá em Nova York, em estúdio da CBS. Diferentemente do último confronto direto entre Donald Trump e Kamala Harris, que ocorreu no “estado roxo” da Pensilvânia, o debate entre Walz e Vance será realizado em um estado tradicionalmente democrata, onde Biden venceu por mais de 20 pontos percentuais na última eleição. Nenhum tópico de debate ou questionamento foi compartilhado com qualquer equipe, segundo a CBS.
Confronto terá microfones abertos e estúdio vazio. As equipes dos dois candidatos concordaram em um debate de 90 minutos com dois intervalos de quatro minutos, e que nenhum deles realizará discursos de abertura. Ao contrário do debate presidencial, os microfones ficarão abertos durante todo o confronto, mas os moderadores podem desligá-los.
Candidatos realizarão perguntas entre si. Walz e Vance não poderão levar anotações ou objetos, mas terão dois minutos para realizar perguntas e dois minutos para respondê-las, além de um minuto extra para uma réplica. Caso os moderadores julguem que a discussão merece uma continuação, permitirão também cederão um minuto adicional.
Walz vai realizar discurso de encerramento primeiro. J. D. Vance venceu um cara ou coroa virtual e optou por realizar o último discurso de encerramento. Cada candidato terá dois minutos para sua fala.
DEBATE DÁ OPORTUNIDADE PARA CANDIDATOS SE APRESENTAREM
Apesar de longa carreira política, Tim Walz é pouco conhecido fora de seu estado. O candidato a vice de Kamala Harris iniciou sua carreira política em 2006, após se eleger como congressista por Minnesota. Em 2018, venceu as eleições para governador e se reelegeu em 2022, ocupando o cargo até hoje. Uma pesquisa da Big Village, publicada na última quarta-feira (25), aponta que 44% dos americanos são favoráveis a ele; 38,2% o rejeitam e 17,6% não têm opinião.
Vance se elegeu pela primeira vez em 2022 e tem favorabilidade negativa. O candidato republicano a vice-presidente se tornou senador em 2022 por Ohio e ocupa o cargo até hoje. Durante o mandato, patrocinou 57 projetos legislativos, mas nenhum foi aprovado. A pesquisa da Big Village indica que 37,5% dos americanos é favorável a Vance; 45,9% o rejeitam e 16,6% não têm opinião.
Republicano se prepara para debate há mais de um mês. Segundo a CBS News, J. D. Vance se prepara participando de sessões com sua equipe, sua esposa e o conselheiro de longa data de Trump, Jason Miller. Sua estratégia tem sido estudar a forma de debater de Walz, mas também explorando o que considera “visões de esquerda” de seu adversário.
Tim Walz teve apoio de assessores de Kamala em preparação. O democrata recebeu conselhos de membros de sua campanha para governador e de analistas que ajudaram Kamala Harris em sua própria preparação para o debate contra Donald Trump. Durante o simulacro de debate realizado pelos democratas, com o secretário de transportes do governo Biden, Pete Buttigieg, se passou por J. D. Vance e chegou mesmo a usar uma gravata vermelha.