CNU terá novo calendário e provas podem ficar para agosto; veja próximos passos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CNU (Concurso Nacional Unificado) deverá ter um novo calendário, em estudo no governo federal, e as provas da seleção podem ficar para agosto.

O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), responsável pelo concurso, ainda aguarda a estabilidade da situação das chuvas no Sul para se posicionar sobre as mudanças.

As provas da seleção estavam previstas para 5 de maio, mas foram adiadas por causa da calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul. O exame seria aplicado em 228 municípios. Ao todo, há 2,1 milhões de candidatos concorrendo a 6.640 vagas.

Em nota, o MGI afirma que ainda não definiu nova data, “o que só será feito quando houver uma previsão clara de possibilidade de realizar as provas no Rio Grande do Sul”, diz a pasta.

Segundo o ministério, não serão preparadas novas provas pela Fundação Cesgranrio, banca responsável pela seleção. Os malotes serão conferidos pela fundação para garantir que não houve violação dos conteúdos.

Na sexta-feira (3), quando anunciou o adiamento do CNU, a ministra Esther Dweck (Gestão) afirmou que as provas já haviam sido enviadas aos locais, sob escolta, e estavam protegidas. Segundo ela, o governo teria gasto para levar de volta os exames à Fundação Cesgranrio, onde ficarão guardadas como estavam antes.

“Assim que foi oficializado o adiamento das provas, a rede de segurança deu início ao trabalho conjunto de rescentralização das provas, garantindo sua integridade até a definição de nova data”, afirma o MGI.

O CNU tem uma rede de segurança contra fraudes, com ações coordenadas pelo ministério em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, as Polícias Federal e Rodoviária Federal, e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), além de Força Nacional, secretarias de Segurança Pública estaduais, Fundação Cesgranrio e Correios.

COMO SERÁ O NOVO CALENDÁRIO DO CNU?

O novo cronograma do concurso nacional deverá conter, além da nova data de provas, novos prazos para divulgação dos resultados, disponibilização das provas e para recurso do candidato. Além disso, terá nova data de divulgação do gabarito e do curso de formação. O CNU prevê curso de formação para todos os aprovados.

A DATA DE CONTRATAÇÃO PODE MUDAR?

Sim, já que o governo previa dar início ao curso de formação em agosto. No entanto, elas ainda poderão ocorrer no segundo semestre, como previsto anteriormente, para alguns cargos. Há outros cargos que terão curso preparatório mais extenso e cuja contratação só seria em 2024. Essa data inicial, de chamar os demais no começo de 2024, está mantida.

SERÁ PRECISO IMPRIMIR NOVO CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO?

Sim, porque os cartões existentes na área do candidato não existem mais. A Cesgranrio deverá disponibilizar novos cartões de confirmação, com os dados do candidato, o endereço de prova e o comprovante de comparecimento, que será assinado no dia do exame.

OS LOCAIS DE PROVA PODEM MUDAR?

O ministério não confirma essa informação, mas a avaliação é que sim, poderá haver mudança de local de prova, especialmente nos municípios atingidos pelas chuvas. Embora a expectativa do governo é realizar o exame apenas quando houver condições, há localidades muito degradadas, que podem ter escolas inviabilizadas. No entanto, o compromisso é manter o candidato o mais próximo possível de sua residência para fazer a prova.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.