Chuva deixa São Paulo em estado de atenção nesta quarta (10)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A chuva que atinge a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (10) deixou as zonas leste, sul e oeste e as marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura.

Para a zona leste, o aviso durou das 16h20, com chuva isolada nas áreas de Itaim Paulista, Itaquera, Guaianases e São Mateus até as 18h02. Às 18h02, a prefeitura incluiu no estado de atenção para alagamentos a zona norte e a marginal Tietê.

Há registro de um ponto de alagamento em Santo Amaro, na avenida Roque Petroni Junior, na altura da rua Santo Arcadio. Durante a chuva, uma queda de energia paralisou a partida entre Oeste e Palmeiras pela Copinha, por volta dos sete minutos do segundo tempo.

Até as 18h40, o Corpo de Bombeiros havia recebido 26 chamados para quedas de árvores na cidade.

De acordo com o CGE, a chuva na zona leste seguiu em direção a cidades da Grande São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, as pancadas se concentravam na divisa entre Guarulhos e Itaquaquecetuba com a zona leste.

As pancadas de chuva com intensidade de moderada a forte acontecem, segundo o CGE, por causa da combinação entre o calor e a chegada da brisa marítima à capital, o que gera potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos.

Na manhã desta quarta, a cidade ainda tinha ruas interditadas por árvores caídas e semáforos apagados após as fortes chuvas da terça-feira (9). A tempestade causou uma morte, deixou moradores sem energia elétrica e interrompeu o trânsito em algumas das principais vias da capital, incluindo trechos da marginal Tietê e da avenida 23 de Maio.

PREVISÃO DO TEMPO

A cidade de São Paulo deve sofrer com tempestades até sábado (13).

Nesta quinta (11), o sol deve aparecer pela manhã na capital, e o cenário se repete. Entre a tarde e a noite, a propagação de um cavado, área alongada de baixa pressão, gera chuva forte acompanhada de rajadas de vento e potencial para alagamentos e transbordamento. A temperatura, segundo o CGE, deve ter registros de mínima de 21°C e de máxima de 33°C.

O CGE orienta que a população evite transitar por ruas alagadas ou correntezas. Também é recomendado ficar longe da rede elétrica e de árvores e buscar abrigo em casas e prédios.

Em caso de dúvidas sobre vias bloqueadas, o órgão indica que motoristas procurem informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por meio do número 156 ou do site da companhia.

Compartilhe: