China cerca Taiwan com exercícios militares como ‘forte punição’

PEQUIME9ANone (FOLHAPRESS) – O Exército de Libertação Popular (ELP), como são chamadas as Forças Armadas da China, iniciou na manhã desta quinta-feira (23), noite de quarta (22) no Brasil, um exercício militar conjunto de dois dias no entorno de Taiwan. Um mapa da operação foi publicado em suas contas nas plataformas chinesas WeChat e Weibo e reproduzido pelo canal de notícias CGTN, em cobertura ao vivo.

Nas postagens, o porta-voz Li Xi descreveu as manobras como “uma forte punição pelos atos separatistas das forças de ‘independência de Taiwan’ e um severo aviso contra interferências e provocações de forças externas”. Ele se refere, respectivamente, ao discurso de posse do novo líder taiwanês, Lai Ching-te, na última segunda-feira (20), e às manifestações de governos dos EUA e Japão, que foram questionadas por Pequim.

Iniciados às 7h45 locais, os exercícios ocorrem no estreito de Taiwan e a norte, sul e leste da ilha, abrangendo ainda as ilhas menores de Kinmen, Matsu, Wuqiu e Dongyin, mais próximas do continente. Envolvem Exército, Marinha, Aeronáutica e a força de foguetes do Comando do Teatro Oriental do ELP.

O porta-voz descreveu, entre as ações, o combate marítimo-aéreo, o reconhecimento do campo de batalha e ataques conjuntos de precisão a alvos-chave. Os exercícios consistem também em “patrulha de navios e aviões se aproximando de áreas ao redor da ilha de Taiwan e operações integradas dentro e fora da cadeia de ilhas”.

Segundo a agência taiwanesa de notícias CNA, o porta-voz do presidente Lai, Guo Yahui, lamentou em Taipé a “provocação militar unilateral da China, ameaçando a democracia e a liberdade de Taiwan e a paz e estabilidade regionais”.

Segundo Guo, as forças taiwanesas “continuarão a defender a democracia diante das ameaças externas e têm a capacidade de proteger a segurança nacional”. Em nota separada, o ministério taiwanês de Defesa classificou os exercícios como “deploráveis” e uma “provocação irracional”.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.