O candidato à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), apresentou uma proposta audaciosa em seu programa eleitoral: a isenção total da tarifa de ônibus no município, caso seja eleito. Segundo Casteglione, a gratuidade seria custeada com recursos próprios da cidade, eliminando a cobrança de passagem para os usuários do transporte coletivo.
Casteglione, que já governou o município por dois mandatos, entre 2009 e 2016, destacou em sua campanha as medidas tomadas em suas gestões anteriores. Ele relembrou que, logo no início de seu primeiro mandato, impediu o reajuste solicitado pelas empresas de transporte. Nos anos seguintes, reduziu as tarifas tanto na área urbana quanto nos distritos e adotou o lacre nas catracas para aprimorar o controle do sistema.
Além dessas ações, o ex-prefeito também implementou a bilhetagem eletrônica e a integração virtual entre as linhas de ônibus, modernizando o serviço na cidade. Em seu segundo mandato, cumpriu a promessa de realizar uma nova licitação para o transporte coletivo.
Agora, Carlos Casteglione busca novamente o comando do Executivo municipal, com a promessa de transformar o transporte público de Cachoeiro de Itapemirim em um serviço gratuito para todos os cidadãos.