O candidato a prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), um administrador de empresas de 33 anos que teve seu nome indicado pelo atual prefeito do município, Sérgio Vidigal (PDT), diz que tem entre seus compromissos construir mais 12 unidades de saúde na cidade. Citando dados da Revista Finança dos Municípios, a Serra possui 60 especialidades médicas e na saúde está à frente de Vitória, Vila Velha, Linhares, Colatina e Cariacica.
Os bairros que serão contemplados com as novas unidades de saúde, com a confirmação de sua candidatura, são Feu Rosa, Cascata, Parque Residencial Jacaraípe, Jardim Bela Vista, Balneário de Carapebus, Praia de Carapebus, José de Anchieta Dois, Planície da Serra, Porto Canoa, Cidade Pomar, Residencial Centro da Serra e Regional de Nova Almeida.
Saúde
Lembrando que a Serra investiu na atual gestão de Vidigal mais de R$1 bilhão na saúde municipal e que o “Programa Serra mais Saúde”, que é itinerante, atende até 1.500 pessoas por dia, falou de seu programa nessa área. “Criar os Centros de Especialidades Regionais. O objetivo é acabar com os deslocamentos das pessoas e diminuir o tempo de espera por diagnósticos e exames”, iniciou.
“Criar Serviço de Hemodiálise Municipal, evitando os deslocamentos de pacientes para outros municípios; Ampliar o Centro de Diagnóstico e Tratamento, com foco na saúde da mulher e das crianças neurotípicas, com a oferta de exames de ultrassom e mamografia. Ampliar as equipes do Programa Saúde da Família, para garantir que 100% das famílias sejam atendidas já no 1º semestre de 2025”, prosseguiu.
E completou: “Criar o Centro Especializado em Reabilitação 3. Um ponto de atenção ambulatorial de referência; Implantar o Odontomóvel. Uma unidade móvel vai oferecer serviços básicos de saúde bucal nas escolas; Construir o CAPS 3 para tratamento de pacientes em surto psicótico para internação de até 15 dias; Fazer parcerias com faculdades e universidades para a formação contínua dos profissionais da saúde.”
Educação
“Me comprometo a ampliar em 50% a oferta de educação em tempo integral, priorizando a educação infantil para crianças de zero a 5 anos de idade”, respondeu ele sobre as propostas para a educação na Serra. Entre as propostas, Weverson citou:
- “Criar o cartão KIT Escolar. Ao invés da Prefeitura comprar o material escolar, as mochilas e os uniformes, a família vai receber o cartão que dará direito a fazer a compra no comércio local, em papelarias e lojas especializadas em uniformes escolares.”
- “Ampliar o Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo nas escolas. Vou também criar um bom aluno para acompanhamento de desempenho e frequência escolar. A escola premia os alunos com melhor desempenho.”
- “Construir a Universidade da Criança para a turminha da da Educação infantil e para as séries iniciais do ensino fundamental. Pedagogia do amor, educação religiosa, artes e ensino bilíngue. O inglês hoje é fundamental. Implementar um sistema de bônus financeiro para reconhecer os professores cujas turmas alcançarem os melhores desempenhos no IDEB.”
- Modernizar o sistema de gestão escolar, incluindo tecnologias digitais para ensino interativo e plataformas de gestão escolar e também criar o Sistema de Monitoramento Contínuo para avaliar a eficácia do ensino e a progressão do aprendizado.
Segurança
Na área de segurança pública, o candidato do PDT respondeu o que pretende fazer: “Me comprometo a implantar a Guarda Municipal 24 horas, com escala de 3 turnos. Ampliar o sistema de videomonitoramento e o número de agentes. Hoje nós temos 150 agentes, o novo concurso vai contratar mais 150 guardas.”
E pretende também ampliar o investimento em tecnologias avançadas, incluindo a instalação de mais câmeras de segurança integradas ao sistema de cerco inteligente do governo do ES. E promover investimento na ampliação do número de viaturas e na aquisição de novos equipamentos.
Outra proposta é expandir a presença da Guarda Municipal por meio da ampliação das bases móveis em áreas estratégicas. Implementar um Plano de Cargos e Salários específico para a Guarda Municipal. Construir e equipar uma base moderna para a Guarda Municipal, com alojamentos confortáveis, vestiários, refeitório e uma área externa para estacionamento da frota de viaturas e motocicletas.
E completou afirmando que vai implementar um Batalhão Independente da Polícia Militar na região de Serra-sede. E que vai vincular as ações de segurança com os projetos sociais nas áreas da educação, saneamento básico, geração de emprego e qualificação profissional.
Mobilidade urbana
Com perspectiva de a cidade continuar crescendo sua população e a necessidade de locomoção, Weverson disse o que pretende fazer com a mobilidade urbana na Serra. “Me comprometo a criar o Departamentos de Mobilidade Urbana, integrando Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente”, iniciou a sua exposição sobre o tema.
“Criar o Observatório da Cidade, responsável pelo controle de dados estatísticos, análise de inserções urbanas e projetos de mobilidade urbana e urbanísticos no modelo ‘Acupuntura Urbana.’”
E completou dizendo que criará novos projetos de Parques Lineares, expandindo o conceito para todo o município, fomentando o pedestrianismo e os locais de descanso, lazer e observação da natureza. Além de consolidar a rede cicloviária, com ligação entre os diversos trechos de ciclovias do município, conforme Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Bem-estar animal
A questão do bem-estar animal é, atualmente, pauta e item de propostas dos candidatos. Weverson foi questionado sobre qual é a sua proposta para o bem-estar animal. “Criar sistema de avaliação e certificação dos abrigos para garantir que cumpram as normas adequadas de cuidado com os animais. A ideia é transformar os abrigos em centros temporários que preparem os animais para adoção”, iniciou.
“Ampliar serviços terceirizados para castração de animais de rua e exames médicos, garantindo qualidade e eficiência nos procedimentos. Transformar o departamento de Bem-Estar Animal vinculado à Secretaria de Meio Ambiente em Subsecretaria. Fomentar, por meio de vantagens urbanísticas, a ocupação de polos empresariais existentes e dinamizar a criação de novos”, prosseguiu.
Ele disse que vai implementar o Fundo Municipal de Bem-estar Animal e viabilizar parcerias entre prefeitura, Governo do Estado e faculdades de medicina veterinária, organizações governamentais e institutos.
Weverson
Sobre si próprio, Weverson Meireles começou dizendo que assumiu compromisso com com o prefeito Sérgio Vidigal de “manter os surpreendentes indicadores sociais e econômicos alcançados pela Serra e ampliar todas as conquistas. Não é uma tarefa simples, visto que Vidigal fez o que jamais outro prefeito conseguiu: a Serra é hoje a maior economia do Estado, a cidade que mais gera empregos.”
Ele conta que na vida pessoal, já venceu muitos obstáculos que pareciam intransponíveis. Falou de ter nascido em um lar humilde, filho de uma empregada doméstica e de um pedreiro. Estudou em escola pública, formou-se em Administração pela Ufes, foi assessor especial do Ministério do Trabalho, em Brasília, e Secretário de Estado no Governo Casagrande.
Na atual administração municipal de Vidigal, coordenou o planejamento estratégico da cidade para os próximos 20 anos. Afirmou conhecer bem a cidade, mora na Serra. Segundo o candidato de Vidigal, ele tem uma dívida de gratidão com o povo serrano. Weverson explica:
“No ano de 1985, meu pai morava num barraco no Morro do Macaco. Houve um deslizamento de pedras horrível, que matou muita gente. Meu pai teve um livramento, se salvou, mas o barraco desceu morro abaixo e ele buscou abrigo na Serra. A gratidão é um valor que eu prezo muito, quero retribuir esse acolhimento dado ao meu pai. Se o povo serrano me der um voto de confiança, eu vou expandir o legado de Vidigal. Com a graça de Deus.”