Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) viu o bloco de apoio ao governo aumentar, com a adesão dos partidos PSD, PP, PT e Psol. Com isso, o grupo, que já contava com o Podemos, PSB, União, PSDB e PDT, chega a um total de 19 parlamentares de 9 diferentes siglas.
A movimentação ocorre no contexto da formação das 18 comissões permanentes da Casa. Segundo o artigo 31 da Resolução 2.700/2009, a composição dessas comissões busca garantir, sempre que possível, a representação proporcional das siglas políticas ou blocos parlamentares, modelo adotado pela Ales.
O líder do governo, Vandinho Leite (PSDB), destacou que o fortalecimento do bloco contribui para uma “sustentação importante ao governo” e facilita o diálogo durante o fechamento das comissões e discussões internas. “Com um bloco de 19 parlamentares, quase dois terços dos membros da Assembleia, o governo Casagrande ganha uma tranquilidade significativa”, afirmou.
Além deste bloco governista, existe outro formado por PL, Republicanos e PRD, que conta com 10 parlamentares. O partido Rede, do deputado recém-empossado Fábio Duarte, segue fora das duas alianças.