Atraso na entrega de correspondência gera reclamação contra Correios

Foto: Arquivo/ABr

Moradores da Grande Vitória (ES) reclamam de atraso no recebimento de
correspondências entregues pelos Correios. Segundo o Instituto Estadual de
Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) , no ano passado foram registradas
51 reclamações por recebimento atrasado de mensagens ou encomendas. Já neste
ano, já são cinco reclamações.


Um morador da Praia do Canto apresentou um boleto referente à fatura do seu
cartão de crédito, onde o agente financeiro fez a postagem, pela modalidade
contratual Franqueamento Autorizado de Cartas (FAC), no dia 8 de fevereiro último.
O vencimento era no dia 11 deste mês. No entanto, o cliente afirma ter recebido a
fatura 14 dias após, ou seja, na última quinta-feira, dia 22.


O FAC é umas solução comercializada pelos Correios, através de contratos
específicos, para pessoas jurídicas com necessidade de envio de grandes volumes
de cartas simples e registradas, para todo o território nacional. Segundo o que
informa a empresa pública em seu portal, o FAC “é o formato especificado pelos
Correios, que possibilita o processamento automatizado das correspondências.”


Procon
O Procon-ES informa que o Código de Defesa do Consumidor determina que
empresas prestadoras de serviços essenciais forneçam serviços adequados,
eficientes e contínuos.


Em nota emitida pela assessoria de Imprensa, o órgão de defesa do consumidor
diz que “é importante destacar que o não recebimento de faturas, boleto bancário ou
qualquer outro tipo de cobrança não isenta o consumidor do pagamento do débito ou
da cobrança de juros, caso o credor disponibilize uma forma alternativa de
pagamento.”


“Em caso de problemas, o primeiro passo é registar a reclamação na empresa, por
meio dos seus canais de atendimento. Não recebendo uma solução satisfatória, o
consumidor poderá registrar a reclamação no Procon. As reclamações podem ser
feitas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br,
pessoalmente na sede do Procon Estadual, Municipal ou na Unidade do Procon-ES
no Faça Fácil, em Cariacica”, completou.


Outro lado

No final da manhã desta quarta-feira (28), a direção regional dos Correios no Espírito Santo, através do seu setor de Comunicação Social enviou a seguinte nota a este portal Vitória News:

“O efetivo de carteiros na Grande Vitória está adequado ao dimensionado para a região. Além disso, não há registros de atrasos ou retenção de carga na região informada pela reportagem (Praia do Canto). Para acompanhamento da distribuição e identificação de qualquer situação pontual, é necessário informar o endereço do destinatário.

Os Correios orientam os clientes sobre a realização das postagens com antecedência suficiente, de acordo com os prazos informados pela empresa, para que os objetos sejam entregues antes do vencimento indicado.

O planejamento do concurso público está em fase final e a designação da comissão organizadora será realizada em breve. Mais informações serão divulgadas oportunamente.”

Nota da redação:

O portal de notícias www.vitorianews.com.br sustenta a informação do atraso da entrega  da correspondência pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos . A correspondência foi postada no dia 8 de fevereiro e entregue ao destinatário no dia 22 do mesmo mês.

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