Atalanta derruba invencibilidade do Leverkusen e é campeã da Liga Europa

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Atalanta é campeã da Liga Europa. A equipe italiana venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0 nesta quarta-feira (22), no Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda.

Ademola Lookman fez hat-trick na final e deu o título inédito à Atalanta. O nigeriano balançou as redes aos 12 e aos 26 minutos do primeiro tempo, e aos 30 da etapa final.

Os italianos derrubaram a invencibilidade do Bayer Leverkusen. O time comandado por Xabi Alonso chegou à decisão europeia com 51 jogos sem perder na temporada, sendo 42 vitórias e nove empates. 26 clubes diferentes tentaram a sorte antes, mas apenas a equipe de Bérgamo superou os alemães.

A Atalanta voltou a conquistar um troféu de primeiro escalão após 61 anos. O time de Bérgamo só ergueu taças em divisões inferiores da Itália de 1963 para cá. A Liga Europa de 2023/24 é o primeiro título continental da história do clube.

COMO FOI O JOGO

Lookman rapidamente se tornou o nome do jogo. O atacante foi o responsável por transformar uma boa performance da Atalanta em grande vantagem. Aos 12 minutos, ele mostrou bom posicionamento para empurrar ao gol vazio, mas foi aos 26 que realmente brilhou. Com um golaço, o nigeriano deixou o clube italiano muito perto de um título histórico.

O Leverkusen não se encontrou no primeiro tempo. A Atalanta jogou mais preocupada em manter a vantagem do que em atacar após os dois gols de Lookman. Naturalmente o time de Xabi Alonso passou a ficar mais com a bola e buscar espaços na defesa adversária. No entanto, não conseguiu gerar chances claras, e foi para o vestiário tendo uma atuação frustrante.

Na segunda etapa, Xabi Alonso trocou um lateral por um centroavante. O técnico do Leverkusen viu que precisava mexer na estrutura do time para buscar o empate e voltou com Boniface no lugar de Stanisic. Se a performance dos campeões alemães continuou pouco inspirada, ao menos a equipe se impôs territorialmente e passou a ocupar o campo ofensivo.

Acostumado a reverter situações difíceis nesta temporada, o Leverkusen não foi capaz pela primeira vez. A Atalanta se segurou com tranquilidade na defesa e desferiu o golpe derradeiro aos 30 minutos. O herói não poderia ser diferente: Lookman, com mais um golaço, decretou o título da Atalanta.

ATALANTA

Musso; Djimsiti, Hien e Kolasinac (Scalvini); Zappacosta (Hateboer), Éderson, Koopmeiners e Ruggeri (Rafael Tolói); De Ketelaere (Pasalic), Lookman e Scamacca (El Bilal Touré). Técnico: Gian Piero Gasperini

BAYER LEVERKUSEN

Kovar; Tapsoba, Tah e Hincapié; Stanisic (Boniface), Palacios (Andrich), Xhaka e Grimaldo (Hlozek); Frimpong (Tella), Wirtz (Schick) e Adli. Técnico: Xabi Alonso

Competição: final da Liga Europa

Data: 22 de maio de 2024, às 16h (de Brasília)

Local: Aviva Stadium, em Dublin, Irlanda

Árbitro: Istvan Kovacs (Romênia)

Cartões amarelos: Djimsiti, Scamacca, Zappacosta e Koopmeiners (Atalanta); Wirtz, Tapsoba e Andrich (Bayer Leverkusen)

Gols: Lookman, aos 12′ e aos 26′ do 1ºT, e aos 30′ do 2ºT (Atalanta)

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.