SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com um a menos desde a metade do primeiro tempo, o Arsenal desperdiçou a chance de assumir a liderança do Campeonato Inglês neste sábado (19), após perder para o Bournemouth, fora de casa, por 2 a 0.
Com o resultado, o Arsenal estaciona na terceira colocação, com 17 pontos, enquanto o Bournemouth respira, vai aos 11 pontos e salta para a 10ª colocação na classificação. A ponta da tabela está com o Liverpool, que soma 18 pontos.
O próximo jogo do Arsenal é pela Champions League, contra o Shakhtar Donetsk, terça-feira (22), enquanto o Bournemouth visita o Aston Villa, sábado (26), pela Premier League.
O JOGO
O primeiro tempo foi marcado pela expulsão do zagueiro William Saliba, deixando o Arsenal com um a menos logo aos 29 minutos de jogo, após ele segurar Evanilson, que sairia cara a cara com o goleiro David Raya. Com um a mais, o Bournemouth cresceu, mas não conseguiu abrir o placar na primeira etapa mesmo após boas chegadas de Antoine Semenyo.
O segundo tempo teve um começo morno, mas as entradas de Justin Kluivert, Ryan Christie e Luis Sinisterra antes da metade da etapa final colocaram os mandantes no ataque. Coincidência ou não, os dois gols foram marcados por Kluivert e Christie.
LANCES IMPORTANTES
Arsenal com um a menos. Aos 26 minutos da primeira etapa, Saliba segurou o atacante brasileiro Evanilson, que sairia cara a cara com o goleiro do Arsenal. O zagueiro do Arsenal foi advertido com um cartão amarelo, mas após o juiz ir ao VAR, o francês acabou expulso direto por impedir uma chance clara de gol.
Paredão Raya. Com um a menos, sobrou para o goleiro David Raya segurar o placar no primeiro tempo após dois ataques perigosos do Bournemouth. Em jogada de Semenyo aos 35 minutos, o atacante limpa dois jogadores do Arsenal, avança e chuta forte, para uma defesa sensacional do goleiro espanhol. Aos 40 minutos, em mais uma jogada de Semenyo, o atacante cruzou rasteiro, Raya deixou a bola escapar e sobrou para Tavernier dentro da área, obrigando Raya a fazer mais uma boa defesa.
Susto do Arsenal. Aos 23 minutos do segundo tempo, foi a vez do Arsenal chegar e dar trabalho para o goleiro Kepa. Em erro na saída de bola, Havertz passa para Martinelli, que finalizou da entrada da área e obrigou o goleiro a se esticar para evitar o gol dos visitantes.
1×0. Em jogada ensaiada, Kluivert desvia a bola em cobrança rasteira para Christie, livre, só chutar e abrir o placar para os mandantes já aos 25 minutos da segunda etapa.
2×0. Em saída atrapalhada do gol, Raya derruba Evanilson dentro da área. O juiz, então, vai ao VAR e assinala pênalti. Na cobrança, Raya, que vinha bem na partida, nem saiu na foto da cobrança de Kluivert, que aumentou a vantagem do Bournemouth na reta final, aos 33 minutos do segundo tempo.