O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, abriu o congresso da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Estado do Espírito Santo (Ascamves) com uma palestra que reuniu mais de 250 pessoas, sendo 180 vereadores capixabas. O evento, que acontece até sexta-feira (28) no Sesc de Guarapari, teve como foco a importância do diálogo e da união entre os poderes Executivo e Legislativo para o progresso das cidades.
Com uma trajetória política sólida, que inclui dois mandatos como vereador antes de assumir a prefeitura, Arnaldinho compartilhou sua experiência em Vila Velha com os participantes. Sua palestra, intitulada “A Relação Harmônica dos Poderes para o Bem-Estar da População”, destacou como a cooperação entre os diferentes poderes pode transformar as cidades, tornando-as mais eficientes e prósperas.
“Com diálogo e união, conseguimos tirar Vila Velha do isolamento político, tornando nossa cidade uma referência em modernização, atração de investimentos e geração de emprego e renda. Estamos construindo uma nova Vila Velha juntos, com o apoio dos vereadores e, especialmente, do governador Renato Casagrande, que tem sido fundamental para resgatar parte da grande dívida social e histórica que o Estado tem com Vila Velha”, afirmou o prefeito.
A importância da atuação parlamentar
Durante sua palestra, Arnaldinho enfatizou a relevância da colaboração entre as câmaras municipais e os prefeitos para resolver os problemas das cidades. Ele destacou que o trabalho conjunto pode fazer a diferença, tanto para o desenvolvimento local quanto para o bem-estar da população.
“Quando nós temos uma câmara que puxa para baixo o Executivo, a sociedade perde. Quando nós temos uma câmara que ajuda a construir e a buscar soluções para os desafios que a cidade impõe, quem ganha é a sociedade. Então, o diálogo é a base de tudo para que o Legislativo e o Executivo consigam, juntos, resolverem os desafios de uma cidade”, acrescentou o prefeito.
Investimentos e melhorias em Vila Velha
O prefeito também aproveitou o evento para detalhar os investimentos realizados sob sua gestão e que têm transformado Vila Velha. Entre as ações destacadas, Arnaldinho mencionou a inauguração de sete novas Unidades Básicas de Saúde, que atenderão bairros como Paul, Ataíde, Divino Espírito Santo, São Torquato, Praia das Gaivotas, Jabaeté e Morada da Barra. Além disso, a cidade recebeu a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, na Grande Terra Vermelha, e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Silvia Valeriano Silva (Caps Jabaeté). Outras três unidades de saúde estão em construção, nos bairros Rio Marinho, Riviera da Barra e Novo México.
Na área da educação, o município de Vila Velha também tem se destacado com a construção de 22 novas escolas e o lançamento do programa Bolsa Aluno, que é considerado o maior programa socioeducacional da cidade e já beneficia mais de 55 mil estudantes, com um investimento total de R$ 100 milhões.
Além disso, o prefeito mencionou as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas para mitigar os problemas causados por alagamentos. Estas ações incluem a macrodrenagem e a construção de novas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps), com um investimento de R$ 1 bilhão, fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado.
Arnaldinho também falou sobre investimentos em áreas como segurança, mobilidade urbana, desenvolvimento, lazer e meio ambiente, buscando sempre melhorias na qualidade de vida dos moradores.
Homenagem recebida
No congresso, Arnaldinho foi homenageado com a comenda vereador “Hércules Silveira”, uma honraria concedida pela Ascamves a pessoas que se destacam por sua contribuição ao fortalecimento do legislativo municipal e à cidadania capixaba. “Estou profundamente feliz e honrado com esta homenagem”, disse o prefeito emocionado.
Abertura do congresso
A cerimônia de abertura do congresso foi conduzida pelo diretor-presidente da Ascamves, Juscelino Brzesky dos Santos, que também empossou a nova diretoria da associação, liderada pelo presidente da Câmara de Anchieta, Renan Delfino. O evento contou com a presença de autoridades como os vereadores de Vila Velha, Hércules Silveira, Adriana Meireles e Patrícia Crizanto, a secretária estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes, o promotor de Justiça Cláudio Lemos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Érica Neves, além de prefeitos e outras autoridades.
O congresso segue até sexta-feira (28) e promete ser um espaço de troca de experiências e discussões sobre os desafios enfrentados pelos municípios capixabas e as soluções para o seu desenvolvimento sustentável.