Árabes rejeitam qualquer menção contrária aos combustíveis fósseis em acordo da COP29

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O grupo dos países árabes rejeitará qualquer tópico contrário às “energias fósseis” no documento final da COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática em curso em Baku, no Azerbaijão, declarou nesta quinta-feira (21) o seu representante, o saudita Albara Tawfiq.

“O grupo não aceitará nenhum texto que aponte contra setores específicos, incluindo as energias fósseis”, declarou Tawfiq em uma sessão plenária. A Arábia Saudita preside o grupo árabe na conferência climática deste ano.

A posição dos árabes contraria a expectativa dos europeus de extrair, em Baku, um compromisso mais vigoroso sobre redução gradual do uso de combustíveis fósseis. A medida é considerada central para a evitar que o processo de aquecimento global exceda 1,5ºC até o final do século, em comparação com os níveis pré-industriais.

No ano passado, na COP28, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), houve consenso sobre a necessidade de transição acelerada para um mundo sem combustíveis fósseis. O recuo dos árabes, na atual conferência, é considerado inexplicável e soma-se aos atritos que já impedem o consenso sobre o principal tema em negociação, o financiamento climático.

“Todos nós sabemos que houve um retrocesso. Houve tentativas de interpretar o que acordamos no ano passado como um cardápio e de analisar a redação e os compromissos. Isso precisa acabar, principalmente por interesse do grupo árabe”, afirmou o ministro irlandês Eamon Ryan à imprensa.

Compartilhe: