Quinta-feira, 24 de Setembro de 2026 | 00h34m
Vitória News — Um jornal de verdade
Exterior

Apoio europeu a ações de EUA e Israel terá graves consequências, diz Araghchi

Estadão Conteúdo 23/09/2026 13:39

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou nesta quarta-feira, 23, que alertou autoridades europeias sobre as consequências de longo prazo do que classificou como apoio a "crimes de guerra" cometidos pelos Estados Unidos e por Israel em Gaza e no Irã.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

Segundo Araghchi, a advertência foi feita em encontros com a alta representante da União Europeia para Política Externa, Kaja Kallas, e outras autoridades do continente. O chanceler iraniano acusou países europeus de facilitar ações militares americanas e israelenses e disse que essa postura terá "graves consequências".

Araghchi também criticou o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, ao afirmar que ele "já deveria ter percebido" que "curvar-se diante de um valentão jamais irá satisfazê-lo".

SESC PICASSO

A declaração foi uma reação a comentários de Rutte sobre a operação "Fúria Épica". Segundo o chanceler iraniano, o chefe da Otan afirmou que a ofensiva não teria sido possível sem o uso da Europa como plataforma para a projeção do poder militar dos EUA e que cerca de 5 mil aeronaves decolaram de bases europeias em apoio à operação desde 28 de fevereiro.

As críticas ocorrem em meio à escalada das tensões entre Washington e Teerã. Nesta quarta, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que os EUA seguirão defendendo a abertura do Estreito de Ormuz e que o presidente Donald Trump mantém opções militares contra o Irã. A fala de Rubio ocorreu ao mesmo tempo do discurso do presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, na Assembleia Geral da ONU.

Compartilhe esta notícia
Anuncio - Raimundo - Bonus CONTADOR - BONUS

Notícias Relacionadas