Quarta-feira, 16 de Setembro de 2026 | 12h50m
Vitória News — Um jornal de verdade
Exterior

Antes de serem papas, Francisco e Leão 14 estiveram juntos em missa em Buenos Aires

FolhaPress 12/05/2025 15:15

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quando Leão 14 se apresentou na sacada da Basílica de São Pedro, na última quinta (8), a comunidade da Igreja de Santo Agostinho, em Buenos Aires, tinha mais de um motivo para se orgulhar. Além de ser da ordem agostiniana, o novo papa já havia estado ali —e para participar de uma missa ao lado do padre que se tornaria o pontífice que o antecedeu, Francisco.

Senac 16 de julho — Capa (rail)

A celebração, realizada no dia 28 de agosto de 2004, de acordo com o jornal argentino La Nacion, foi registrada em uma foto que voltou a circular após a eleição do Robert Prevost, o primeiro papa americano da história.

A imagem mostra o então arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio, posteriormente Francisco, no centro do altar; o monsenhor Cipriano García Fernández à sua direita; e o atual papa à sua esquerda. Na época, o líder católico era João Paulo 2º (1920-2005), que cumpria seus últimos meses de papado —ele foi sucedido por Bento 16. Francisco seria eleito apenas em 2013, após a renúncia de seu antecessor.

SESC PICASSO

O ano da foto foi confirmado pelos próprios agostinianos de Buenos Aires, em entrevista ao La Nacion. "Aqui temos dois papas e um bispo", afirmou ao jornal argentino o padre Juan Antonio Gil. "Esta foto certamente é de 2004, porque nela também estava o monsenhor Cipriano, que foi diretor deste colégio."

Gil estava naquela missa, descrita pela publicação como "íntima, mas significativa". "Era o dia de Santo Agostinho, e a paróquia estava cheia. Ninguém imaginava que nessa foto estariam dois futuros papas", diz ele.

CONTADOR - BONUS

Na ocasião, Prevost estava em seu terceiro ano como superior geral da Ordem de Santo Agostinho, e, por isso, precisava visitar comunidades agostinianas em mais de 40 países —incluindo a Argentina, segundo o padre Pablo Hernando Moreno, também consultado pelo jornal.

"É uma foto simples, mas agora é um testemunho único. Você olha para ela e se emociona", afirma o religioso, que diz não ter aparecido na foto somente porque, em 2004, estava no norte da Argentina. "Esta igreja é como nossa casa principal, o emblema dos agostinianos no país."

O atual papa chefiaria a ordem até 2013, durante dois mandatos consecutivos —período no qual visitou o Brasil ao menos cinco vezes, de acordo com a BBC Brasil.

Anuncio - Raimundo - Bonus

Leão 14 é o primeiro papa agostiniano da história. Fundada em 1244 por frades italianos, a ordem segue os preceitos de santo Agostinho (354-430), filósofo e teólogo que, em suas "Confissões", discute onde encontrar Deus. Prevost iniciou o noviciado na ordem em 1977, aos 22 anos, e fez o voto solene em 1981.

Em seu primeiro discurso da sacada da Basílica de São Pedro, o novo papa disse: "Sou um filho de santo Agostinho, agostiniano, que disse: 'Convosco sou cristão e para vós sou bispo.' Nesse sentido podemos todos caminhar juntos em direção àquela pátria que Deus nos preparou."

O padre Gil vê a missa de 20 anos atrás como um "ponto de conexão". "A história está tecida de momentos como estes. Encontros que pareciam passageiros, e que, de repente, se revelam proféticos", afirma. "Hoje entendemos que naquela foto, sem saber, estavam o papa que partia e o que chegava."

Compartilhe esta notícia

Notícias Relacionadas