ANS já registrou 11.429 reclamações contra a Unimed Vitória

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, através de nota, que entre 2015 e até o primeiro trimestre deste ano, a operadora de saúde Unimed Vitória teve um total de 11.429 reclamações. As queixas foram feitas pelos clientes da operadora no Espírito Santo. Somente no primeiro trimestre deste ano, a quantidade de queixas foi de 823.

Segundo a ANS, as reclamações são variadas. Os registros incluem “reajuste abusivo; negativa de realização de cirurgias ou de exames de saúde específicos; demora no atendimento de consultas; negativa de procedimentos médicos ou de exames em laboratório, demora para autorização de cirurgia, e até mesmo recusa em aprovar a realização de exames solicitados pelo médico”, entre outras queixas.

De acordo com dados divulgados pela ANS, nos primeiros três meses deste ano, as 823 reclamações contra a Unimed Vitória foram discriminadas da seguinte forma: 291 registros em janeiro, 264 em fevereiro e 268 em março. Entre 2015 a 2024, a cooperativa ficou entre os 17 maiores planos de saúde do Brasil com maior quantidade de reclamações.

NIP

Os dados divulgados pela ANS são referentes às reclamações iniciais, denominadas pela Agência como sendo Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). Ao receber a queixa, o sistema da ANS envia automaticamente um comunicado para a operadora de saúde. A partir daí essa tem 10 dias úteis para responder através do portal da agência. Caso responda, o consumidor tem mais 10 dias úteis para dar a sua réplica.

É através da NIP, que a ANS dá oportunidade inicial das duas resolverem a questão de forma consensual, antes que um processo administrativo seja aberto. Caso a ANS entenda que não foi resolvida, a reclamação se transforma em um processo administrativo e um fiscal da Agência vai analisar a reclamação do beneficiário e a resposta da operadora de saúde, até encontrar a solução.

Outro lado

A Unimed Vitória foi procurada para avaliar as informações divulgadas pela ANS e enviou o seguinte posicionamento:

“A Unimed Vitória informa que busca aperfeiçoar continuamente seus serviços, a fim de garantir um atendimento de excelência a seus clientes. Todas as reclamações são avaliadas e consideradas durante os processos de aperfeiçoamento operacional da cooperativa.

Além disso, os beneficiários podem entrar em contato com a cooperativa para tirar dúvidas e registrar reclamações por meio do telefone 0800 026 0080. A cooperativa encontra-se na faixa zero da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação ao risco de suspensão de planos.  Estamos sempre disponíveis para atender

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