SALVADOR , BA (FOLHAPRESS) – Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (25) consolida os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) na liderança da corrida pela Prefeitura de Fortaleza.
André Fernandes cresceu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em 13 de setembro, e chegou a 27% das intenções de voto. Evandro Leitão, por sua vez, cresceu seis pontos e agora tem 25%. Os dois lideram a disputa em cenário de empate técnico -a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Em rota descendente, o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) tinha 29% na primeira pesquisa em 22 de agosto, caiu para 23% no levantamento seguinte e agora tem 17%. O prefeito José Sarto (PDT) tinha 23% na primeira pesquisa, caiu para 18% e agora tem 15%.
A situação entre eles também é de empate técnico, já que a margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pelo jornal O Povo, do Ceará.
Os outros candidatos estão distantes dos quatro primeiros lugares. Eduardo Girão (Novo) cresceu dois pontos percentuais e agora aparece com 4% das intenções de voto. Técio Nunes (PSOL) permanece com 1%. Zé Batista (PSTU), George Lima (Solidariedade) e Chico Malta (PCB) não pontuaram.
Brancos e nulos somam 7%, e 3% responderam que não sabem.
A pesquisa foi realizada entre segunda-feira (23) e terça-feira (24) e está registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-06915/2024. Foram realizadas 826 entrevistas na capital cearense.
Na pesquisa espontânea, em que o eleitor diz em quem pretende votar sem ser apresentado a uma relação com os nomes dos candidatos, André Fernandes aparece com 19% das intenções de voto, seguido de Evandro Leitão (14%), José Sarto (10%), Capitão Wagner (9%).
O Datafolha também levantou a taxa de rejeição dos concorrentes: José Sarto e Capitão Wagner aparecem com 38% de eleitores que dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Na sequência, André Fernandes teve crescimento de seis pontos na rejeição e agora marca 24%. Evandro Leitão segue com 29%.
O levantamento ainda fez seis simulações de eventual segundo turno. No cenário com André Fernandes e Evandro Leitão, os dois aparecem empatados numericamente com 43% das intenções de voto, 11% dizem votar em branco ou anular e 3% dizem não saber em quem votariam.
O candidato do PL aparece numericamente na frente em embates contra Capitão Wagner (41% contra 36%) e José Sarto (44% contra 42%).
Evandro Leitão, por sua vez, venceria José Sarto (43% contra 36%), mas aparece numericamente atrás de Capitão Wagner – o petista tem 41% e o candidato do União Brasil 43%
Outro cenário pesquisado mostra Capitão Wagner com 43% e José Sarto com 39%.