Adilson quer resgatar percurso da imigração pomerana

Roteiro abrange 16 municípios, começando por Vitória e terminando em Santa Teresa. Foto: Mara Lima/Ales

O deputado Adilson Espindula (PSD), apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 301/2024 para criar o roteiro turístico “Pomerweeg – Caminho Pomerano” no Espírito Santo. Abrangendo 16 municípios capixabas, o caminho busca relembrar os passos migratórios dos pomeranos, desde a chegada ao Porto de Vitória em 1859.

Os municípios que integrarão o “Pomerweeg” são Vitória, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Colatina, Governador Lindenberg, Domingos Martins e Santa Teresa.

De acordo com o deputado, o objetivo da proposta é incentivar o turismo, além de valorizar a história e a cultura do povo pomerano no Espírito Santo, destacando sua trajetória e legado. “O projeto é um elo entre o passado e o presente, deixando também mais um marco para que as gerações futuras nunca se esqueçam de onde vieram”, defende Espindula.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que uma das principais atrações do roteiro é a gastronomia típica pomerana, que inclui delícias como mijlchebrood (pão de milho), wurst (linguiça), firsichsup (sopa de pêssego), spitsbuubkuchen (bolo ladrão) e witeeten (comida domingueira).

O roteiro também inclui pontos históricos de grande relevância, como o Monumento ao Imigrante em Santa Leopoldina, as ruínas do escorregador no antigo Porto de Cachoeiro, a Serra dos Marquardt em Caramuru, entre outros.

Tramitação

O PL 301/2024 vai ser analisado pelas Comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças, antes de ser votado pelo Plenário.

Compartilhe:

Últimas Notícias
Editorias

Assine nossa Newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.