Audiência Pública vai discutir gestão de resíduos de construção civil em Vila Velha - Vitória News
Sustentabilidade
Audiência Pública vai discutir gestão de resíduos de construção civil em Vila Velha
Redação VitóriaNews
Foto: Felix Falcão/PMVV
Está prevista para 31 de agosto a Audiência Pública para discussão sobre o 1º Relatório de Gestão de Resíduos da Construção Civil de Vila Velha. O material foi elaborado pelo grupo de trabalho formado por representantes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsu), Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), Procuradoria Geral, Prevenção, Combate a Violência e Trânsito (Semprev), Desenvolvimento Sustentável (Semdesu) e Infraestrutura e Obras (Semipro) e apresentado ao prefeito Max Filho nesta terça-feira (08). A audiência deverá acontecer na Câmara de Vereadores de Vila Velha.

O material é composto por um diagnóstico sobre os lançamentos irregulares de lixo na cidade e aponta medidas que deverão ser tomadas pelo município para reduzir os gastos com a coleta desses materiais.

A Prefeitura de Vila Velha gasta, por mês, R$ 900 mil reais somente com o serviço de combate aos pontos viciados de lixo que existem na cidade. De acordo com levantamento da Semsu, são 4,5 toneladas por mês de entulhos de obras vindos de construtoras, demolidoras e dos munícipes que promovem uma série de transtornos para a população.

O grupo sugere que o município intensifique a fiscalização com apoio da Guarda Municipal e as câmeras de videomonitoramento, terceirize o serviço de EcoPostos para descarte de até 2m3 por pessoa, firme parceria para reciclagem de materiais e posterior uso em obras na cidade, monitore por meio de sistema informatizado as caixas estacionárias de entulhos, entre outras propostas que serão conhecidas pela população na Audiência Pública.
“Queremos somar esforços para combater de forma mais incisiva o descarte irregular, que tanta despesa gera para o município, despesa essa que poderia ser direcionada para obras e serviços que beneficiariam a população”, disse a secretária da Semsu Marizete de Oliveira.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas