Programa Caminhos do Campo vai pavimentar estrada rural na região do Caparaó - Vitória News
Política
Programa Caminhos do Campo vai pavimentar estrada rural na região do Caparaó
Redação VitóriaNews
Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Mais uma estrada rural capixaba na região do Caparaó receberá obras de pavimentação pelo Programa Caminhos do Campo. É o trecho da Estrada Parque que liga a BR 262 em Iúna até Pedra Roxa, em Ibitirama. Na tarde desta quarta-feira (11), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, estiveram no local.

A estrada, que passa pela zona rural de três municípios do Caparaó — Iúna, Irupi e Ibitirama — possui 17 quilômetros e terá o projeto para a realização da obra licitado. O investimento será entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões.

Além do governador e de secretários, lideranças estaduais e municipais participaram da visita. A comitiva se reuniu no distrito de Pequiá, em Iúna, passou por Santa Clara e chegou até Pedra Roxa.

Durante visita ao local, o governador Paulo Hartung destacou que o novo trecho impactará diretamente no desenvolvimento da região e aquecimento de atividades econômicas relacionada ao agroturismo. “Autorizamos que as obras deste trecho sejam licitadas e executadas.  São 17 quilômetros de estrada. Com mais este trecho vamos complementar o que chamamos de estrada Parque.  Analisando as outras obras que fizemos, podemos afirmar os impactos positivos na economia da região”, analisou Paulo Hartung.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que a localidade conta com um conjunto de estradas já pavimentadas, faltando apenas os 17 quilômetros. Além de ajudar no escoamento da produção de café, a estrada vai reforçar o agroturismo na região. "O governador nos autorizou a iniciarmos o processo de licitação da obra de pavimentação do trecho. A publicação do edital será dentro dos próximos 60 dias. E o recurso para executar as obras estão garantidos".

O prefeito de Iúna, Welinton Virgílio, destacou que o asfaltamento vai beneficiar os mais de 20 empreendimentos da região e vai beneficiar todos os municípios do Caparaó.

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.100 quilômetros de estradas.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VitóriaNews.
Notícias Relacionadas