Política

Domingos Martins e Marechal Floriano assinam Pacto pela Aprendizagem com o governo do ES

Por Redação VitóriaNews

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, nessa quarta-feira (14), para participar das solenidades de assinatura do termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

O Paes visa a promover melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

A proposta do pacto é desenvolver um programa envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

Haroldo Rocha explicou um pouco sobre os objetivos do Paes e falou sobre a parceria exitosa com as duas cidades. “A partir de agora somos uma só equipe em busca do fortalecimento da aprendizagem dos estudantes capixabas. Nosso objetivo é articular um conjunto de ações em favor da educação pública. Agradeço aos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano pela adesão e estendo o convite às famílias para participar conosco”, destacou o secretário.

Em Marechal Floriano, a solenidade de assinatura foi realizada pela manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEME). Estiveram presentes o prefeito, Cacau Lorenzoni, e a secretária municipal de educação, Ivana Machado Raimundo.

Para Ivana, o Pacto surge da vontade de melhorar a educação, proporcionando um ensino de qualidade para os estudantes e tornando o ambiente escolar mais agradável. “Estamos animados com a assinatura do Paes. Queremos construir uma melhor equidade didática, um ambiente de cooperação entre governos, escola e família. Essa união será fundamental para os estudantes de nosso município”, afirmou a secretária municipal.

De acordo com o prefeito de Marechal, Cacau Lorenzoni, a participação de todos será fundamental para o sucesso do Paes e aderir ao pacto trará mais qualidade para o ensino no município. “Esta ferramenta está chegando em um momento muito importante para o município. Além disso, queremos essa união porque sabemos o conteúdo que o projeto tem e precisamos desse fortalecimento”, reforçou.

À noite o secretário seguiu para Domingos Martins. A solenidade de assinatura foi realizada no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth. O evento contou com a presença do prefeito, Wanzete Kruger, da deputada estadual Luzia Toledo e de demais autoridades da cidade.

Segundo o prefeito Wanzete, para que haja o desenvolvimento da cidade é importante investir mais na educação para transformar as crianças em futuros cidadãos. “Hoje no Estado temos como exemplo nosso município, que já está inserido no programa Escola Viva. Com a adesão ao Pacto, queremos ampliar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de nosso município e vamos fazer tudo com muita dedicação”, concluiu o prefeito.

Visita às escolas da região

Durante as visitas aos municípios, o secretário Haroldo Rocha esteve também nas escolas estaduais Victório Bravim, Gisela Salloker Fayet, Ponto do Alto e Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano. Ele conversou com as equipes escolares de cada uma das unidades para saber quais projetos estavam sendo trabalhados nas instituições de ensino e os resultados que estavam sendo obtidos.

“Gostei demais do que vi das escolas. As equipes estão mobilizadas para desenvolver um bom trabalho e isso é bom pra todos. Gostei muito do projeto de leitura. Os jovens param vinte minutos para um momento de leitura. Fico muito contente quando sou recebido por jovens cheios de energia e com ideias para crescer. Todas as escolas estão de parabéns”, enfatizou o secretário Haroldo Rocha.

Para diretora da escola estadual Gisela Salloker Fayet, Josilene Eralacher Werneck Machado Falk, a conversa do secretário com os professores foi muito bacana. “Ficamos muito felizes em receber o secretário em nossa escola hoje. Foi importante para que ele tome conhecimento das necessidades da escola e do nosso crescimento como equipe. Estamos progredindo com bons resultados, agradecemos a oportunidade do diálogo e espero tê-lo conosco mais vezes”, afirmou.

Marcelo Ribett, diretor da Escola Ponto do Alto, contou como se sentiu ao receber o secretário. “A visita nos trouxe uma imensa alegria. Ao mesmo tempo em que ele conhece um pouco da realidade, os alunos veem que o secretário é uma pessoa acessível. Sabemos que a visita às escolas já é uma prática dele e isso valoriza o trabalho de toda a equipe pedagógica”, disse.

“Nossa escola está passando por uma grande reforma e eu estava ansiosa para que o secretário viesse ver como está o andamento. Receber a visita dele aqui para conhecer nossa realidade e poder nos ouvir é de grande importância. Só temos que agradecer por esse momento”, disse a diretora Lucelena Maria Fernandes, da Escola Emílio Oscar Hulle.

 

Pacto pela Aprendizagem no ES

As principais metas do Paes são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Paes e a estrutura necessária para o seu funcionamento; Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Notícias Relacionadas