Dê um salto para trás: a importância da resiliência - Vitória News
Vitória News
Olá. Detectamos que você está usando o Internet Explorer ou o Edge.

Nosso site é compativel somente com os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Opera.

Use um desses navegadores caso já tenha instalado em seu dispositivo ou faça o download clicando no botão abaixo. Você será redirecionado para uma página onde poderá escolher o navegador que desejar e ele será baixado diretamente de sua página oficial de forma segura.
Clique aqui para atualizar o seu navegador
Opinião Pública
Dê um salto para trás: a importância da resiliência
Luiz Marins
Resiliência é o processo de adaptação em face de uma adversidade, trauma, tragédia, ameaças ou fontes significativas de estresse, sejam eles problemas familiares e de relacionamento, problemas de saúde ou no local de trabalho ou mesmo problemas financeiros. Significa "saltar para trás" com as experiências difíceis. Ser resiliente não significa que uma pessoa não sente dificuldade, sofrimento ou mesmo dor emocional e tristeza. Resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm. Trata-se de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidos e desenvolvidos pelas pessoas. Por isso a resiliência é considerada um dos mais importantes fatores de sucesso de pessoas e mesmo de empresas.


O termo tem sua origem na física e na ciência dos materiais, em que a resiliência é a capacidade de um material para absorver a energia quando ele é deformado elasticamente e liberar essa energia quando da descarga sem criar uma deformação permanente. Um exemplo comum é quando colocamos uma bola de borracha no fundo de uma piscina. Ao soltarmos a pressão que a faz ficar no fundo, ela voltará para a superfície com toda a força.



A verdade é que todos nós teremos momentos difíceis na vida e se não desenvolvermos a capacidade resiliente de, ao sofrer esses impactos, absorver sua força, voltar a acreditar e agir, jamais teremos condições de vencer neste mundo competitivo em que vivemos. São muitas as situações em que o mundo nos empurra para o fundo da piscina e se não formos capazes de saltar para trás, de voltar com força para a superfície, de recomeçar e continuar a vida com inteligência e vontade, viveremos derrotados.


Assim, dê um salto para trás e recomece todas as vezes que forças contrárias quiserem derrotar você.



Pense nisso. Sucesso!