Aproveite a Primavera para pensar e ser mais humano - Vitória News
Opinião Pública
Aproveite a Primavera para pensar e ser mais humano
Luiz Marins
​Em todo o mundo, a Primavera é a estação que representa a mudança e a esperança. O inverno nos deixa mais tristes, encolhidos, pessimistas e cabisbaixos com seus dias curtos e longas noites. Agora, nossa visão da vida se torna mais colorida. São inúmeros os estudos que mostram a mudança de humor das pessoas na Primavera.

​Desperdiçar a Primavera é desumanizar a vida, embrutecer o viver, diminuir a criação. Não há estação mais bonita que a Primavera.

Agora é o momento mais propício para aguçar nossa sensibilidade através de todos os nossos sentidos. Agora é hora de curtir a natureza; parar para pensar, refletir; prestar mais atenção às pessoas; rever nossos princípios e valores; aumentar a nossa fé.

​A explosão da natureza na Primavera deve aumentar nosso fator humano, nossa sensibilidade. Não deixe a primavera passar em branco, nem viva como se fosse outra estação. Saia caminhar num parque; faça um piquenique como nos velhos tempos; preste atenção às árvores floridas; atente para os animais que se assanham com o fim do inverno; vá a um concerto de música. Sorria!

​Não pense que tudo isso é bobagem. Nos últimos tempos temos embrutecido nossas vidas; corrido muito; trabalhado muito; nos estressando com este mundo competitivo e louco em que vivemos. A Primavera é um tempo de repensar nossas prioridades para dar espaço às coisas essenciais da vida. Agora é tempo de curtir mais a família, reatar as velhas amizades, esquecer as ofensas. É tempo de passar por cima das pequenas coisas e pensar grande. Grande como a natureza. Grande como o detalhe das flores que deixamos de observar.

​Primavera significa começo. Tudo brota e rebrota. A natureza renasce. Que tal aproveitar a Primavera para fazer brotar e rebrotar em nós a gentileza, a polidez, e aqueles pequenos hábitos que parecem estar ultrapassados de dizer “com licença”; “por favor”; “obrigado” e “me desculpe”?

​Que tal aproveitar a Primavera para treinar nossa atenção? Ao prestar atenção na explosão da natureza, na beleza das flores e no cheiro da chuva, façamos um esforço para também prestar mais atenção no que os outros falam, na opinião alheia, na diversidade humana e como devemos respeitar essa diversidade que tanto enriquece a vida se soubermos aprender a conviver.

​Portanto, procuremos entrar em total sintonia com esta estação que está começando e que ela faça brotar em nós uma pessoa melhor, mais centrada em valores e princípios elevados, mais respeitosa, mais gente. Sintonize-se com a Primavera! ​

Meu pedido a você, leitor, é que pelo menos por um dia, neste início de Primavera você se aliene dos problemas da política, da economia, da corrupção e mesmo de seus problemas pessoais e dê toda a atenção à natureza, às flores que começam a brotar, aos pássaros que começam a fazer seus ninhos, ao sol que muda o tom de sua cor.

​Peço exatamente isso: que você se distancie, se aliene. Não leia jornal; não ligue televisão; não ouça notícia alguma. Nesse dia apenas preste toda a atenção que puder à Primavera que se chega e à natureza da qual você faz parte e nem mais se lembra disso.

​Nesse dia volte a “ser humano” e não um “fazer humano” que vive correndo, se desesperando para fazer mais, consumir mais, aumentar dívidas que o fará correr ainda mais.

​Aliene-se das coisas para ligar-se a você mesmo e pensar, refletir. Pense nas pessoas que ajudaram você. Pense nos seus dons e como você os está usando. Quais seus valores? Quais suas prioridades? Para onde está correndo tanto? Onde quer chegar? Com quem quer chegar? Por que consome tanto? Como está sua saúde? Como está sua espiritualidade, seu relacionamento com seu Deus? Pense em qual legado você vai deixar para este mundo e como será lembrado.

Aproveite, enfim, esse dia de Primavera para pensar no que está fazendo de sua vida e na vida dos que convivem com você.

​Pense nisso. Sucesso! Feliz Primavera!