Economia

Capixaba é premiada na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Zenaide Alves dos Santos é proprietária de empresa de Cursos de Corte e Costura

Por Redação VitóriaNews
Divulgação
Divulgação

Reconhecimento, esse é o sentimento da Microempreendedora Individual Zenaide Alves dos Santos, proprietária da empresa Zenaide Cursos de Corte e Costura ao receber o troféu de prata na edição nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), em Brasília.

Zenaide concorreu com mais 3,5 mil empreendedoras de todo o país que se inscreveram na 13ª edição da premiação que reconhece, desde 2004, histórias de sucesso de empresárias brasileiras nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Produtora Rural e Pequenos Negócios.

“Esse prêmio representa tudo! É o reconhecimento total porque comecei a trabalhar na sala da minha casa. Coloquei a televisão no quarto para as crianças ficarem por lá e usei a sala para dar meus cursos. Hoje tenho meu atelier, minha escola onde funciona meus cursos presenciais e tenho também minha loja online onde vendo moldes de costura, tudo fruto do conhecimento que adquiri no Sebrae. Ver meu trabalho sendo reconhecido a nível nacional é algo indescritível. Sou grata a Deus e em segundo lugar ao Sebrae porque todos os momentos que precisei, e continuo precisando, sei que posso contar com consultores que me ajudam e apoiam”, destaca Zenaide.

A empreendedora chegou a vencer a etapa estadual da categoria Microempreendedora Individual em 2014 e em 2017 conquistou a premiação novamente, quando foi para Brasília disputar a etapa nacional.

Com uma trajetória marcada pela persistência, a Zenaide Cursos de Corte e Costura se destaca no mercado com a venda de cursos online. A empresa criada e administrada pela empresária já conta com 42 mil inscritos no canal do Youtube e mais de 1,3 milhão de views. No lado social, a empresa investe no projeto “Construindo um Sonho na Ponta da Agulha”, que oferece a pessoas carentes a oportunidade de aprender a costurar.

Para as mulheres que desejam empreender, Zenaide deixa uma dica: “Deixem o medo de lado, façam cursos, se aperfeiçoem naquilo que vocês desejam fazer. O Sebrae está aí para atender quem quer empreender. Vá à luta. Nós somos capazes de chegarmos onde queremos chegar, só depende de nós”, conclui.

Para o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, a premiação é uma forma de reconhecer histórias e fomentar a participação das mulheres no empreendedorismo. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios consegue incentivar a participação das mulheres no empreendedorismo e ter histórias capixabas sendo reconhecidas nacionalmente, para nós do Sebrae, é sem dúvidas motivo de muito orgulho”, comenta José Eugênio.

 

Saiba mais

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada no Brasil pelo Sebrae, 31% das empresas no país são geridas por mulheres. Atualmente, elas têm uma taxa de empreendedorismo superior a dos homens: 15,4% contra 12,6%.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal; e a BPW Brasil – Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, com apoio técnico da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

 

Notícias Relacionadas